https://api.whatsapp.com/send?phone=+5561981554892&text=Ol%C3%A1,%20estou%20visitando%20o%20site%20de%20voc%C3%AAs%20e%20gostaria%20de%20tirar%20algumas%20d%C3%BAvidas.

Estilos de Aprendizagem

Cada ser humano é único, por isso precisamos pensar a aprendizagem como algo único também. Cada pessoa tem tempo e ritmo de aprendizagem próprio, inclusive estilo de aprendizagem. Precisamos pensar a educação e a forma como será a aquisição da aprendizagem. Preparar o espaço dos estudos e locais onde as aulas serão ministradas deve ser uma prioridade para o estudante e o professor. Hoje, muitos cursos são virtual, assim, para contemplar os diversos estilos de aprendizagem é preciso considerar o meio ambiente onde os aprendizes estão inseridos e suas experiências de vida.  A forma como o cérebro aprende mais rápido é fundamental na construção do saber e no processo de aprendizagem. A aula precisa promover aprendizagem e memória de longo prazo, para isso é necessário utilizar técnicas e métodos.      

Quando você compra um aparelho eletrônico e lê o manual do usuário, lá estão os recursos que podem melhor ou piorar o desempenho do aparelho. Assim é o cérebro! você pode melhorar ou piorar o seu desempenho. Saber como melhorar o desempenho do cérebro, que é a central de comando de todo o seu corpo, é fundamental. Para que a aprendizagem seja significativa é necessário conhecer quais são as etapas e como o corpo, o cérebro e a mente estão relacionados. Os seres humanos possuem um mecanismo de memória que possibilita aprender e reaprender algo.

A aprendizagem é produzida por meio dos neurônios especializados, responsáveis por gerar e produzir estímulos elétricos para outras células do corpo, ou seja, a comunicação celular – a Sinapse, que é o intercâmbio químico, no qual se liberam os neurotransmissores (dopamina, acetilcolina, serotonina, dentre outros) que atuarão como modificadores das propriedades elétricas das células, alguns são essenciais no processo de aprendizagem.

São os neurônios que respondem aos estímulos externos, cada neurônio conecta-se com até dez mil neurônios e chega a formar uma rede de até bilhões de conexões. Todos os processos que são desenvolvidos no cérebro são de reações químicas produzidas na sinapse. Os órgãos sensoriais, motores e as percepções auditivas, visuais, enfim, todas as percepções sensoriais, motoras, emocionais e outras, desempenham função de transmitir estímulos ao Sistema Nervoso Central (SNC) e ao córtex.

Os estímulos sensoriais passam pelos filtros cerebrais estão ligados ao estado emocional do aprendiz no momento em que se produz a aprendizagem. A informação que o cérebro recebe como estímulo sensorial passa primeiro pelo Sistema Ativador Reticular Ascendente (SARA) e depois pelo Sistema Límbico, para ser reconhecido, codificado e gravado na memória de longo prazo. Em resposta à informação sensorial recebida, o SARA determina a velocidade com a qual o conteúdo e o tipo de informação será enviado ao cérebro superior. Para que a aprendizagem seja eficaz, é preciso controlar o fluído de informações que passam por meio do SARA, somente assim, a informação ou conteúdo se converterá em conhecimento e alcançará as redes neuronais cognitivas superiores(aprendizagem).  Porém, se o cérebro perceber ameaças ou o aluno se sentir estressado, o filtro límbico na amídala desvia a informação sensorial do cérebro e bloqueia a entrada da informação no córtex. Essa informação jamais chegará à memória de longo prazo.

As áreas do Cérebro envolvidas no processo de aprendizagem precisam ser acionadas e utilizadas da forma correta. Saber qual estilo de aprendizagem que o seu cérebro tem melhor desempenho é importante, assim, você fará uso da forma correta do seu cérebro e diminuirá o tempo gasto com estudo e retenção do conteúdo estudado, ou seja, você conseguirá otimizar seu tempo, planejar melhor seus estudos.

Sobre este tema, os estudos dos teóricos são divididos em alguns modelos:

  1. Modelo de Quadrantes Cerebrais de Hermann;
  2. Modelo de Felder e Silverman;
  3. Modelo de Kolb;
  4. Modelo de Bandler e Grinder
  5. Modelo dos Hemisférios cerebrais;
  6. Modelo das Inteligências Multiplas de Gardner.

Por exemplo, o modelo de Bandler e Grinder, desenvolvido na década de 70, analisa o ser em sistemas. Dentre eles, o visual e o auditivos.

Então, você sabe qual é a sua melhor maneira de aprender?
Já parou para pensar no tempo que gasta estudando?
Será que está estudando da forma correta?

Essas e outras perguntas são respondidas no curso sobre Mapeamento dos Estilos de Aprendizagem. Mais informações no link abaixo.

Tags :

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *