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Psicopedagogia no Brasil

A Psicopedagogia no Brasil surgiu de estudos da psicologia, que era uma especialização para psicólogos. Atualmente, são mais de cem mil psicopedagogos associados à Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), de acordo com a Associação.

Esse campo de atuação ganhou destaque nas áreas de Saúde e Educação e deixou de ser uma especialização para psicólogos. Hoje, a Psicopedagogia é uma profissão independente, tem funções de profissional especializado em aprendizagem. Isso inclui estudo das patologias que bloqueiam a aprendizagem, pois o psicopedagogo é o profissional que deverá estimular e facilitar a aquisição do saber, desenvolver métodos para promover a aprendizagem, habilitar ou reabilitar no processo cognitivo, motor e socioemocional relacionados à aprendizagem.

Esta ciência pesquisa métodos e técnicas que facilitam a aprendizagem e o bem-estar do aluno, preocupando-se sempre em descobrir a origem do problema e como ajudar o aprendiz a desenvolver suas habilidades inatas que favoreçam a aprendizagem.  

Criança aprendendo. É  preocupação da psicopedagogia produzir aprendizado significativo e preparar a pessoa humana para viver harmoniosamente em sociedade, trabalhando a inclusão de todas as pessoas.

A ABPp tem contribuído muito no âmbito da identidade do profissional e da qualificação dos psicopedagogos. Esta Associação foi fundada em 12 de novembro de 1980. Desde então tem promovido seminários, congressos internacionais, cursos e atendimentos clínicos voluntários. A ABPp tem apresentado ao mercado profissional de psicopedagogia instrumentos para exercerem a profissão. Criou o Código de Ética e o símbolo da psicopedagogia, os parâmetros para formação de cursos de psicopedagogia e abertura de concursos, manifestou apoio ao Projeto de Lei que regulamenta a profissão no Brasil, dentre outros. Diante disso, o trabalho psicopedagógico é de natureza clínica e institucional, de caráter preventivo e/ou remediativo (Artigo 3º, Código de Ética, ABPp). Sendo produção do psicopedagogo contribuir para construir um currículo, técnicas e métodos que possibilitem ao professor ensinar e, ao aluno, aprender de forma agradável. A construção do conhecimento acontece harmonicamente e significativamente. No entanto, para que isso ocorra, o psicopedagogo deve avaliar o contexto escola/instituição e desenvolver estratégias que auxiliem o docente a facilitar a aquisição do conhecimento pelo discente.

A Psicopedagogia atua de forma interdisciplinar, relacionando-se com outras áreas ligadas à aprendizagem e ao mecanismo da aquisição do conhecimento como: psicologia, neuropsicologia, linguística, fonoaudiologia, psicopatologia e psicanálise. O saber psicopedagógico dedica-se a pesquisar e desenvolver métodos que facilitem o ensino e aprendizagem, bem como a inclusão de pessoas com necessidade de educação especializada.

Qual é o trabalho dos Psicopedagogos?

O trabalho psicopedagógico tem como objetivo promover a aprendizagem, garantindo o bem-estar das pessoas em atendimento profissional, valendo-se dos recursos disponíveis, incluindo a relação inter-profissional; realizar pesquisas científicas no campo da Psicopedagogia (Artigo 5º, Código de Ética, ABPp).

No Brasil, a Psicopedagogia está dividida em duas áreas: Institucional e Clínica. De acordo com o Código de Ética da Associação Brasileira de Psicopedagogia, o Psicopedagogo Clínico deverá atuar com equipe multidisciplinar em consultório, clínicas, hospitais, postos de saúde; fará avaliação e intervenção individual com crianças, adolescentes, portadores de dificuldades de aprendizagem e poderá aplicar métodos, provas e escalas padronizadas para a população brasileira, além da observação clínica, lúdica e do material para elaboração de hipóteses.

Atendimento clínico.

O Psicopedagogo Institucional atuará junto com a equipe técnica, visando à construção do Projeto Pedagógico e das orientações de estudos de prevenção da qualidade de vida e da educação; fará triagens para encaminhamento dos alunos com necessidades especiais aos profissionais de saúde, quando necessário, promoverá oficinas pedagógicas e, por meio de projetos de intervenção, fará análise escolar em relação ao desenvolvimento motor, cognitivo, mental e comportamental. A intervenção psicopedagógica inclui a instituição, o aluno, a família e todos os envolvidos no processo de aprendizagem. Para isso, busca-se um trabalho multidisciplinar e as contribuições desse atores para facilitar a aprendizagem do aluno.

Assim, uma das disciplinas que colaboram para desenvolvimento de novas técnicas e metodologia do ensino é a Neuroeducação, campo interdisciplinar que engloba a Neurociência, Psicologia, Psicopedagogia e Pedagogia para criar melhores métodos de ensino e currículos.

Referência

ABPp – Associação Brasileira de Psicopedagogia. Código de ética.Disponível em https://www.abpp.com.br/atuacao/ Acesso em: 12/novembro/2022

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