https://api.whatsapp.com/send?phone=+5561981554892&text=Ol%C3%A1,%20estou%20visitando%20o%20site%20de%20voc%C3%AAs%20e%20gostaria%20de%20tirar%20algumas%20d%C3%BAvidas.

Psicomotricidade na Educação do Autista

Você já ouviu falar em Psicomotricidade? Não?
A Psicomotricidade é uma ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e sua relação com mundo interno (pensamentos, emoções, desejos) e externo (respostas motoras aos estímulos do meio ambiente enviados ao sistema nervoso central).

Na área educacional, a Psicomotricidade é aplicada na Educação Psicomotora, que é um campo da educação com viés nos benefício do desenvolvimento psicológico e motor do aluno, ou seja, visa a facilitar o processo de desenvolvimento psicomotor e preparar o corpo  para o movimento e as ações envolvidas no processo de alfabetização e letramento. Para tanto, as atividades pedagógicas precisam de planejamentos voltados para o desenvolvimento do corpo, para o equilíbrio corporal, o fortalecimento do tônus muscular de forma que a criança tenha condições de ler e escrever.

Além da área educacional, a Psicomotricidade tem as áreas Clínica, Institucional e Hospitalar, dentro dessas, estuda-se a Psicomotricidade relacional, funcional, terapêutica, aquática, dentre outras.

A brincadeira no escorregador, por exemplo, permite que a criança desenvolva o movimento em conjunto com o esquema corporal, o equilíbrio, a cordenação e a emoção.

O objetivo da Psicomotricidade Educacional é estimular o desenvolvimento do Esquema Corporal (consciência do próprio corpo, da percepção de que pode se comunicar através do corpo e saber utilizar o corpo), das diversas formas de Percepções, do Equilíbrio, do Tônus muscular e maturação dos sistemas nervoso, motor, sensorial, cognitivo, emocional e psicológico. As bases da Psicomotricidade seguem as Teorias de Piaget, Vygotsky, Luria, Wallon, Freud, e outros.

O desenvolvimento cognitivo depende da aquisição de habilidades motoras, sensoriais e percepções, além de experiências vividas, lembrando que essa aquisição passa por estágios e esquemas que se organizam e formam novas estruturas, pois o esquema é uma ação organizada. Para Piaget, a maturação e a experiência são fatores que promovem o desenvolvimento e a equilibração do sistema cognitivo.

Criança escrevendo

O corpo é a referência que o homem utiliza para interagir com o mundo, essa interação depende do desenvolvimento do sistema nervoso, do sistema sensorial, do sistema motor e do desenvolvimento psicomotor, isso envolve o desenvolvimento biológico, físico, mental, emocional. Logo, todos estes avanços são fundamentais para que o indivíduo se perceba, interaja socialmente, desenvolva autonomia, autoconfiança, autoestima, a linguagem, a comunicação, a fala, a aprendizagem cognitiva e emocional dentre outros.  

A Psicomotricidade aplicada ao autista é de extrema importância para seu desenvolvimento e inclusão. Inicialmente, um levantamento das habilidades deve ser feito, pois a estimulação precisa ser para desenvolver as já existentes e criar novas habilidades.

Diante disso, as comorbidades do TEA prejudicam o desenvolvimento natural. Por isso, a avaliação e o acompanhamento do desenvolvimento cognitivo, motor, sensorial, emocional e social do autista precisa ser modulado por profissional qualificado, pois é importante saber as áreas neurais e funções que serão estimuladas, como serão, por quanto tempo e quais instrumentos e técnicas de ensino e socialização serão utilizados.

O Instituto CTM tem curso de pós-graduação em Psicomotricidade com terapia ABA.

Tags :

Compartilhar

Uma resposta para “Psicomotricidade na Educação do Autista”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *