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Impactos da COVID nas funções cognitiva, motora e emocionais

Conforme OPAS (2021), a COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo Corona vírus (SARS-CoV-2). Esse tem como principais sintomas: febre, cansaço e tosse seca. Outros sintomas menos comuns também foram relatados por alguns pacientes: perda de paladar ou olfato, congestão nasal, conjuntivite, dor de garganta, dor de cabeça, dores nos músculos ou juntas, diferentes tipos de erupção cutânea, náusea ou vômito, diarreia, calafrios ou tonturas, queda de cabelos.

Em 26 de novembro de 2021, a OMS designou a variante da COVID-19 B.1.1.529 como uma variante de preocupação denominada Ômicron. Essa infecção causada pelo vírus SARS-CoV-2 tem sido pesquisada por pesquisadores, universidades e instituições de pesquisas científicas. De acordo com a professora do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFRGS, Julia dos Santos Barcellos, há evidências de que o vírus cause sintomas neurológicos.

 Recentemente, a revista The Lancet associou sintomas neurológicos a infecções causadas pelo Covid-19. Exemplo disso é a perda de olfato e paladar, que são 80% das queixas dos pacientes infectados pela variante Delta, além desses sintomas, relata-se também que 25% dos infectados apresentaram encefalite (inflamação do encéfalo), 19% apresentaram sintomas relacionados a inflamação do sistema nervoso central-SNC como tontura e dor de cabeça. Na França, 84% apresentaram complicações neurológicas.

Ainda de acordo com a pesquisa da The Lancet, 19 pacientes apresentaram doenças musculares como Guillan-Barré, distúrbios autoimunes atacando os nervos que se conectam com o cérebro, além de sintomas de fraqueza muscular e alteração na sensibilidade (sistema sensorial). Os pesquisadores acreditam que a rota seguida pelo vírus para entrada no organismo humano sejam as terminações nervosas do nariz.

De acordo com Marina Toledo da Agência FAPESP, a investigação conduzida pela universidade UNICAMP, com colaboração do Laboratório Nacional de Biociências, do Instituto D`or de Pesquisas e Ensino e da Universidade Federal do Rio de Janeiro confirmou que o vírus é capaz de infectar células do tecido cerebral, principalmente os astrócitos.

A referida pesquisa indica que diferentes regiões do cérebro apresentaram disfunções como alteração na memória, atenção e concentração.  Astrócitos são células que sustentam e nutrem os neurônios, regulam os neurotransmissores e outras substancias que podem interferir no funcionamento do neurônio, bem como das sinapses e neurotransmissores, enfim, todo o organismo, pois as células são fontes de saúde e vida. Para entender como é a função do astrócito no organismo humano veja, abaixo, como o sistema nervoso é dividido, funciona e como interfere na saúde e na qualidade de vida. Fiori (2008) descreveu as divisões do sistema nervoso como Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP), sendo o primeiro quem coordena várias conexões, formado pelo encéfalo e medula espinhal; e o segundo dividido em duas partes, quais sejam, sensitiva – aferente – e a motora – eferente. A parte aferente é responsável por levar informações ao SNC sobre o que está ocorrendo dentro e fora do corpo; a eferente envia informações do SNC para as partes do corpo em resposta aos sinais por ele recebidos. O sistema eferente responde ao aferente e está dividido em dois subsistemas, sistema nervoso autônomo e sistema nervoso somático.

Os neurônios se conectam por meio das sinapses, isso permite que as informações sejam geradas ou recebidas. A sinapse se divide em química e elétrica. A elétrica é denominada de gap junction – junção comunicante. Na química, o neurotransmissor atua em proteínas receptoras presentes na membrana do neurônio, promovendo excitação ou inibição. Os neurotransmissores mais conhecidos são: acetilcolina, dopamina, histamina, noradrenalina, serotonina e glutamato. Esse processo elétrico de comunicação e denominado Potencial de Ação.

Quando a célula está em repouso, ela é denominada de potencial de membrana. O potencial de Ação são estímulos elétricos e químicos na abertura dos canais iônicos, na fenda sináptica gerando neurotransmissores, moduladores e receptores. Quando ocorre inversão da polaridade na célula, há abertura de canais iônicos acompanhados de despolarização da célula. Após a despolarização, ocorre o fechamento dos canais Na+ (sódio) e abrindo canais K+ (potássio) para o interior da célula, momento que ocorre a expulsão de Na+ da célula.

Nas sinapses, os neurônios liberam substâncias químicas (neurotransmissores, neuromoduladores, neuroreceptores). Os gliócitos são responsáveis por nutrir os neurônios, eles retiram do sangue os nutrientes. Os astrócitos são os responsáveis pela sustentação e nutrição neuronal, ele liga os neurônios aos vasos sanguíneos e retira os nutrientes necessários para nutrir os neurônios. Também é responsável pela homestase e pela barreira hematoencefálica.

A neuroquímica da memória é um complexo processo de transmissão sináptica envolvido no mecanismo da transmissão das informações no sistema nervoso central. A parte mais complexa dessa operação se dá no nível do neurônio pós-sináptico, pois ocorre uma cascata de eventos bioquímicos assim que os neurotransmissores chegam até os receptores pós-sinápticos

Observando a imagem do Astrócito, os nutrientes no sangue são fundamentais para a saúde dos neurônios, dos tecidos, dos órgãos, dos sistemas e do organismo em geral. A saúde física e mental depende de uma alimentação balanceada e equilibrada.

A alimentação é fonte de nutrientes das células, sendo assim, a inflamação do sistema nervoso causa uma desfunção dos astrócitos, pois o vírus consegue passar pela barreira que protege o sistema nervoso central e periférico.

Agora já podemos compreender como o vírus afeta o organismo, modifica as estruturas e funções do corpo e da qualidade de vida. Mas como podemos recuperar a qualidade de vida pós-covid?

Diante do exposto, sabemos que o sistema nervoso é o responsável bom funcionamento de todo metabolismo, sendo assim, o que faz esse metabolismo funcionar bem?

A alimentação é essencial na contribuição para recuperação e cura dos sintomas da Covid-19. É importante buscar alimentos que sejam ricos em vitaminas que fortaleçam o sistema nervoso e favoreçam a limpeza das células para que tenham saúde.

Uma pesquisa publicada na revista Nature descreveu a capacidade de regeneração dos músculos esqueléticos, mostrando que eles dependem das células-mãe e que a regeneração só é ativada quando há danos no tecido muscular. Senso assim, como ativar essa regeneração? As glias são células menores que os neurônios e não produzem sinais elétricos. Elas são:

  • Macroglias – Astrócitos e Oligodendrócitos;
  • Microglias – células fagocitárias.

A fagocitose se caracteriza pelo reconhecimento de organismos invasores e sua posterior destruição intracelular. Entre os protistas a fagocitose ocorre para que a célula adquira nutrientes, enquanto que nos organismos multicelulares a função desse evento evoluiu para defender o corpo contra partículas estranhas. Em mamíferos as principais células fagocitárias são o macrófago, a célula dendrítica e o neutrófilo, podendo essas serem denominadas fagócitos profissionais. Aos macrófagos cabe o reconhecimento, fagocitose e destruição de microrganismos, avisando o restante do sistema imunológico que o organismo está sendo atacado. Portanto, os macrófagos têm  função primordial nas defesas do organismo animal.

(Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão, BioCel, UFPR, disponível em http://www.nuepe.ufpr.br/portal/).

O macrófago fagocita (limpa) células danificadas ou envelhecidas, retira os restos celulares e atua como contra agentes estranhos.  Suas funções são de acordo com o local, ou seja, com o órgão. Veja quadro abaixo:

Como estimular essa ação no organismo? O corpo precisa de combustível, de uma estrutura que favoreça seu funcionamento, estamos falando de saúde das células, neurotransmissores e hormônios produzidos nas sinapses, pois eles auxiliam no bom funcionamento dos tecidos, dos órgãos, dos sistemas e do organismo em geral. A resposta está em saber como estimular neurotramissores, receptores e moderadores tão importantes para saúde.

Os neurotransmissores são substancias químicas liberadas pelos neurônios nas sinapses, ele é um transmissor de mensagens. Há dois tipos, excitatório e inibitório, que podem ser agrupadas categorias químicas ou por famílias:

  1. Acetilcolina;
  2. Aminoácidos: GABA, Glutamato;
  3. Neuropeptídeos: Oxitocina, Endorfina, vasopresina;
  4. Monoaminas: Adrenalina, Noradrenalina, Dopamina, Histamina, Serotonina;
  5. Purinas: Adenosina, ATP
  6. Lipídeos e Gases: Oxido Nitrito e Canabinóides.

Vamos falar um pouco sobre alguns neurotransmissores para que se possa compreender sua importância para a saúde e bem-estar físico:

A noradrenalina – é um neurotransmissor que está presente em diversos tecidos do organismo. Produzida a partir da Tirosina e derivada da Dopamina, fora do cérebro é produzida pelo Sistema Endócrino, nas Glândulas Suprarrenais. Ela está relacionada à atenção e foco, produz excitação para a vigilância e eleva a freqüência cardíaca e influencia sistema cardiovascular, aumentando a pressão cardíaca. A queda no nível desse neurotransmissor causa hipotensão, hipotermia, bradicardia, também está relacionada à conduta sexual, agressividade, prazer, estresse. Ela é produzida por alimentos ricos em vitaminas C, B6, B12, Ácido Fólico, Zinco, Selênio, Magnésio, Omega 3, Aminoácidos, Tirosinas.

Acetilcolina – é um neurotransmissor derivado da Colina que interage com receptores colinérgicos produzido no citoplasma. Há dois tipos: Muscarínico; age na indiretamente e está ligado à proteína G e o Nicotínico; age diretamente nas sinapses. Regula a frequência cardíaca e é vasodilatador, aumenta a contração muscular, a cognição e o relaxamento intestinal. A ingestão de alimentos como ovo, leite e derivados, proteína animal, frutos do mar e vegetais previnem doenças degenerativa.

Dopamina – é um neurotransmissor com função de estabelecer a comunicação entre os neurônios. Uma substância química que o próprio organismo produz, mas também é ofertada como medicamento farmacêutico. A dopamina é um neurotransmissor conhecido como hormônio do prazer, do relaxamento. Porém, está relacionada ao processo cognitivo, memória, tomada de decisões, movimentos musculares. Também tem sido associada à falta de motivação, personalidade, sobrepeso e obesidade. Os alimentos que estimulam a dopamina são: amêndoas, maçã, abacate, banana, beterraba, café, vegetais, aveia, sentes de abóbora, melancia, etc.

Serotonina – é um neurotransmissor conhecido como “hormônio da felicidade”, fundamental no controle da temperatura, do desejo sexual, na regulação da vigília, na digestão, etc. No intestino a serotonina tem a missão de regular a digestão, o aumento de serotonina causa diarreia e em níveis baixo, está associada à depressão, falta de animo, autoestima baixa. Também está associada à capacidade de amar, a estabilidade emocional. É um estabilizante do estado emocional, por isso conhecida como “hormônio da Felicidade”, é inibidor da agressividade e da violência. O aminoácido triptofano é precursor da serotonina. O magnésio, zinco, triptofano, cromo, vitaminas do complexo B, vitamina D são fontes desse neurotransmissor. Podem ser encontrados em frutas, verduras, legumes, sementes, ovos, feijões, dentre outros.

É importante lembrar que a atividade física é extremamente importante na recuperação e cura no pós-covid, pois alguns neurotransmissores são produzidos através da atividade física, exemplo da irisina. Pesquisadores estão estudando a baixa da irisina na covid-19 e sintomas no sistema muscular. Portanto, a atividade física é muito importante.

Sabendo que os sintomas mais relatados nessa pandemia foram relacionados ao sistema nervoso, pergunta-se como é possível recuperar a saúde e a qualidade de vida. A neuroplasticidade é uma grande aliada, vamos ver o que teóricos nos ensinam, Ledaux (2002) sustenta que a maioria dos sistemas no cérebro é plástico, que se modificam com experiências, por estímulos sensoriais e pela percepção. Para ele, o cérebro é mais sensível ao meio ambiente do que ao gene, e a experiência provoca alterações anatômicas no encéfalo e modificações nas conexões neuronais, promovendo aquisição de conhecimento.

Vasconcelos (2004, p. 134-135) afirma que, além das influências genéticas, o sistema nervoso também sofre influência de fatores ambientais para promover as alterações das estruturas celulares, isso é plasticidade, reorganização das estruturas mentais provocadas pelo meio onde o indivíduo está inserido.

Para Miranda (2004, p. 219-220), a plasticidade precisa ser direcionada de forma correta ou será negativa. Estímulos excessivos podem desencadear crise epilética ou disfunção dos circuitos envolvidos com a memória ou atenção. Há dois tipos de neuroplasticidade:

  1. A positiva: que se encarrega de criar e ampliar as Redes Hebbianas.
  2. A negativa: que se encarrega de eliminar ou diminuir aquelas que não são utilizadas.

Redes Hebbianas ou Redes Neuronais é o suporte da aprendizagem; é uma rede de neurônios unidos em um circuito específico. Esta rede pode construir-se, modificar-se, eliminar-se ou potencializar-se voluntariamente ou não durante toda uma vida, um neurônio pode mudar várias vezes de rede, de cumprimentos diferentes e atividades. A função dos neurônios é de receptores, condutores e transmissores.

Regra da Neuroplastícidade

  1. Se usar a rede neuronal ela se conserva.
  2. Se não usar a rede neuronal ela se perde.

É importante de lembrar que o reforço com atividades e exercícios específicos, fortalecerá as redes neuronais e estimulará a área em que se deseja reabilitar. Agora podemos pontuar a importância da alimentação e da atividade física para a saúde e superação de doenças. Esse planejamento de reabilitação deverá ser de acordo com a área do encéfalo a ser estimulado, ou seja, área de aprendizagem, quais são as áreas cerebrais que precisam de estimulo ou áreas motoras, emocionais, cognitivas, enfim, a neurociência tem contribuído muito tanto na área cognitiva como na área de saúde.

No decorrer da história, a neurociências tem se destacado na contribuição para o desenvolvimento da qualidade de vida da humanidade, desenvolveu muitos métodos e técnicas de imagería cerebral capaz de visualizar suas estruturas e funções.

Técnicas para detectar como os neurônios geram potencias de ação, ou seja, potenciais elétricos que podem excitar ou inibir o neurônio. Essa é a base da imagería, utilização de eletricidade neuronal para avaliar as estruturas funcionais do encéfalo e do organismo em geral. Hoje é possível utilizar vários métodos como Eletroncefalografia – EEG, Magnetoencefalografia – MEG, Imagem de Ressonância Magnética Funcional – IRMf, Tomografia por Emissão de Pósitron – PET-PC, Potenciais Evocados –PE (P300). Outra técnica que tem contribuído muito á de robôs em cirurgias. Veja imagem acima.

A Neuropsicopedagogia e outra área da educação e saúde que pode contribuir para a recuperação e cura dos sintomas cognitivos, motores relacionados a aprendizagem e socioemocional, pois é uma ciência  transdisciplinar, que tem por base a psicologia, pedagogia, neurociência e outras ciências que tenham enfoque nos processos cerebrais envolvidos na aquisição da aprendizagem, nos bloqueios, nas disfunções, no mapeamento das funções cerebrais, que precisam de desenvolvimento,  bem como na neuroquímica e emoções envolvidas no processo de aprendizagem, como memória, atenção, raciocínio, planejamento, organização, controle inibitório, dentre outros. O Profissional avaliará e elaborará o plano de reabilitação, habilitação ou estimulação do desenvolvimento do apriendiz.

O Psicopedagogo tem o enfoque em detectar os bloqueios e dificuldades e transtornos da aprendizagem, e criar métodos para promover a aprendizagem, a superação do fracasso e a evasão escolar, além de incluir os que necessitam de atendimento educacional especializado.

O trabalho do psicopedagógico é contribuir para construir um currículo inclusivo e eficaz, além de desenvolver técnicas e métodos que possibilitem ao professor ensinar com prazer e ao aluno aprender com prazer (dopamina), a construção do conhecimento acontece  harmonicamente e significativamente.  Para isso, o psicopedagogo avaliará o contexto escola/instituição e desenvolverá estratégias que auxiliem o docente e facilite a aquisição do conhecimento pelo discente. Segundo Visca, é necessária uma análise do passado em três dimensões: Teórica, Técnica, Técnica Institucional, as quais se desenvolvem simultaneamente, realimentando-se de forma recíproca.

A psicomotricidade também contribui na reabilitação muscular, na coordenação motora e fina. Os tecidos musculares são constituídos de células alongadas, denominadas fibras musculares.

No centro da fibra há o aparelho contrátil, sua função é armazenar os íons Ca+ e liberá-los quando o sistema nervoso ordenar a contração muscular e, para que haja o relaxamento muscular, o retículo endoplasmático deve recapturar o Ca+. Quando ocorre uma estimulação sensitiva, os potenciais de ação são transmitidos por meio de neurônios sensitivos até a medula espinhal.

Na medula, é disparado um reflexo até as regiões superiores do cérebro. No cérebro, as vias sensitivas terminais são o tronco encefálico, o tálamo, o córtex ou cerebelo, essa área é chamada de centro de integração, pois é onde ocorre a interpretação da informação e sua ligação com sistema motor. Esse centro de integração recebe os impulsos que chegam da medula espinhal e apresenta resposta motora. A medula é responsável pelos movimentos de reflexos e ritmico, o tronco encefálico modula os neurônios motores e os interneurônios da medula espinhal, é responsável pela postura e movimentos das mãos e olhos. O córtex cerebral planeja e coordena os movimentos mais complexos. O cérebro dá a precisão dos movimentos, monitora os sinais e ajusta os movimentos. O núcleo de base faz o planejamento motor.

Na luta para reabilitação cognitiva e motora podemos contar com diversos profissionais e profissões. Na reabilitação emocional, psicológica e mental, a psiquiatria, a psicologia e a psicanálise são fundamentais. Psicanálise é um campo da ciência que estuda a psique humana, ou seja, é a investigação das relações entre consciente e inconsciente humano.

O médico neurologista Sigmund Freud se sentiu norteado pelos lapsos de memória dos seus pacientes, que, para ele, eram fatos intrapsíquicos que interferiam na consciência humana. A teoria da alma criada por Freud busca a compreensão das relações da consciência com o inconsciente.

A terapia psicanalítica freudiana é voltada para a pesquisa dos processos comportamentais desviantes, ou seja, manifestações físicas do inconsciente como os atos falhos, lapsos de memória, os sonhos, etc. Esse processo terapêutico investiga a resistência, a transferência e o desejo do paciente.  

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais humanos. A Psicologia busca compreender e ajudar a modificar o comportamento humano, para isso, ela contribui para que a pessoa se ame, se valorize e se respeite, se conheça.

A autoestima baixa é um sentimento negativo que prende e desestimula o ser humano, pode prejudicar a saúde física e mental. Por isso, a autoestima positiva deve ser buscada. Mas contribui principalmente a lidar com as mazelas do dia a dia.

Segundo Brander (2001, p. 11), “quanto maior a nossa autoestima, mais alegria teremos pelo simples fato de ser, de despertar pela manhã, de viver dentro dos nossos próprios corpos. São essas as recompensas da nossa autoconfiança e do nosso auto-respeito”.

A nutrição é outra área que merece total destaque na reabilitação pós-covid19, o apoio de um profissional especialista na forma correta de comer e nutrir as células faz toda a diferença na recuperação e cura, pois alimentos errados podem prejudicar a saúde e a recuperação das células, tecidos, órgãos, sistemas e o organismo.

Não podemos deixar de falar no pedagogo, fundamental na recuperação das crianças em fase escolar, ele é um agente de neuroplasticidade e não sabe. A pedagogia surgiu na Grécia, no século XVII, Comenius e Rousseau foram os educadores que mais se destacaram por valorizar os processos pedagógicos e por promoverem reflexões sobre a educação.

O objetivo principal da pedagogia é melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem. O pedagogo se ocupa em promover a qualidade da educação, são os profissionais responsáveis pela elaboração de projetos e programas para promover a qualidade do ensino, por desenvolver métodos e técnicas para facilitar a aprendizagem, também atua como gestor educacional, no planejamento do projeto político pedagógico, no planejamento e execução do projeto de desenvolvimento institucional, elaboração do currículo, assume atividades de supervisor, orientador educacional, coordenador e outros, sempre visando o desenvolvimento e qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Nas escolas, deve-se estimular o desenvolvimento por meio de softwares de alfabetização, comunicação e cognição, material adaptado para escrita, leitura, bem como estimulação da autonomia. Não podemos deixar de falar nas vacinas para a covid-19, não há como negar ou duvidar da eficácia das mesmas no combate a pandemia, as estatísticas mostram a queda de mortes, então vamos ver o que diz o Instituto Butantã:

Veja abaixo as diferenças entre as vacinas já aprovadas no país e confira a tabela com os principais dados.

CoronaVac
A vacina do Butantan utiliza a tecnologia de vírus inativado (morto), uma técnica consolidada há anos e amplamente estudada. Ao ser injetado no organismo, esse vírus não é capaz de causar doença, mas induz uma resposta imunológica. Os ensaios clínicos da CoronaVac no Brasil foram realizados exclusivamente com profissionais da saúde, ou seja, pessoas com alta exposição ao vírus.
AstraZeneca
Foi desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a universidade de Oxford. No Brasil, é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A tecnologia empregada é o uso do chamado vetor viral. O adenovírus, que infecta chimpanzés, é manipulado geneticamente para que seja inserido o gene da proteína “Spike” (proteína “S”) do Sars-CoV-2. 
Pfizer
O imunizante da farmacêutica Pfizer em parceria com o laboratório BioNTech se baseia na tecnologia de RNA mensageiro, ou mRNA. O RNA mensageiro sintético dá as instruções ao organismo para a produção de proteínas encontradas na superfície do novo coronavírus, que estimulam a resposta do sistema imune.
Janssen
Do grupo Johnson & Johnson, a vacina do laboratório Janssen é aplicada em apenas uma dose, mas ainda não está disponível no Brasil. Assim como o imunizante da Astrazeneca, também se utiliza da tecnologia de vetor viral, baseado em um tipo específico de adenovírus que foi geneticamente modificado para não se replicar em humanos. 

Gostaria de contribuir muito mais sobre o assunto, mas o espaço é curto, se quiserem aprender mais, o Instituto CTM tem cursos de Neurorreabilitação com Arteterapia, Neurociências Clínica e Cognitiva, Neuropsicopedagogia, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Psicanálise pedagogia, educação, dentre outros.

REFERÊNCIAS
https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/relembre-conceitos-basicos-sobre-dna-e-rna/
https://agencia.fapesp.br/estudo-comprova-que-novo-coronavirus-afeta-o-cerebro-e-detalha-seus-efeitos-nas-celulas-nervosas/34364/
https://butantan.gov.br/covid/butantan-tira-duvida/tira-duvida-noticias/quais-sao-as-diferencas-entre-as-vacinas-contra-covid-19-que-estao-sendo-aplicadas-no-brasi
https://portal.cfm.org.br/noticias/diretor-da-spb-e-da-sbim-explica-diferencas-entre-vacinas-e-defende-manutencao-das-medidas-de-protecao/

Fontes:
https://proffelipebarros.com.br/divisa%CC%83o-estrutural-do-sistema-nervoso/
https://sites.google.com/site/tudoensinomedio/unifei/calendario-1/biologia-3/reinos/fisiologia-animal/sistema-nervoso/celulas-nervosas/organizacao-do-sistema-nervoso
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/nervoso4.php
https://www.todamateria.com.br/macrofagos/
https://br.pinterest.com/lianabelo/painel-sensorial
https://br.freepik.com/fotos/educacao
https://olhardigital.com.br/noticia/hyundai-cria-exoesqueleto-e-o-chama-de-robo-vestivel/58310
https://www.agazeta.com.br/colunas/paulo-bonates/fazer-psicanalise-e-ser-verdadeiro-sem-tentar-teatralizar-0719
https://www.nutranews.org/pt–vitaminas–nutricao-a%EF%BF%BD%E2%80%9C-como-alimentar-bem-o-seu-cerebro–1420
https://butantan.gov.br/covid/butantan-tira-duvida/tira-duvida-noticias/quais-sao-as-diferencas-entre-as-vacinas-contra-covid-19-que-estao-sendo-aplicadas-no-brasil

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