Neuroplasticidade é a capacidade de o sistema nervoso remapear suas conexões neuronais.

O que isso significa?
Significa que, se uma pessoa sofrer um acidente e perder movimentos, por meio dessa capacidade haverá uma mudança nas estruturas e funções das redes neurais para que o organismo se reorganize e promova a neurorreabilitação, que pode ser motora, cognitiva ou socioemocional.
A Neuroplasticidade pode ser positiva, quando é estimulada por meio de repetições, intensidade e quantidade a criar novas redes neuronais; ou negativa, quando ocorre uma ausência de uso da rede, nesse caso, a rede é desabilitada.


Por exemplo, quando aprendemos uma fórmula de matemática, química ou física e não utilizamos esse conhecimento no dia a dia, a tendência é esquecer a fórmula. Sabe por quê? Porque a rede desse conhecimento não estava em uso.
O neurônio não fica ocioso, por isso a rede é desabilitada e os neurônios migram para outras redes neuronais.

Sobre isso, também é possível citar a pessoa com deficiência visual ou auditiva que, geralmente, potencializa outro sentido para aprender a ler e escrever.
Agora você já sabe o motivo. O neurônio migra para potencializar outro sentido e promover a aprendizagem.
Quer aprender mais?
O Instituto CTM de Brasília tem cursos de pós-graduação em Neuropsicopedagogia, Neurociência, Neurorreabilitação, Neuropsicomotricidade, Neuropsicanálise e outros.